História

O Escritório: Sucesso há mais de 3 décadas.


Nos idos de 1983, o Dr. Marlon Wander Machado iniciou seus estudos na Escola Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde cedo, começou a fazer estágio em um escritório de advocacia criminal, e nas folgas entre um fórum e outro, sempre comparecia ao antigo Fórum Criminal, então localizado no Viaduto Dona Paulina, onde passava longas horas da tarde até o anoitecer, assistindo às sessões do Júri.

Naquela época, conheceu dezenas de advogados criminalistas, sendo figura facilmente encontrada na antiga Acrimesp – Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo, então localizada no 4º andar daquele mesmo fórum central. Ficava ouvindo os casos, as teses, os trabalhos, absorvendo os conhecimentos, o que lhe rendeu a paixão incondicional pelo direito penal e pelo processo penal.

Assim, o jovem estagiário conseguia unir os conhecimentos técnicos adquiridos na Faculdade, com mestres inigualáveis como Hermínio Alberto Marques Porto e Dirceu de Mello, com as habilidades processuais dos grandes tribunos do Júri com quem conviveu. Aliado a essas experiências, e de tanto ser visto no antigo fórum criminal, chegou a ser convidado a auxiliar um velho Magistrado, na redação de suas sentenças.

Dentro desse cenário, formado e já inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, iniciou sua carreira na área penal do direito, fundando seu escritório no Viaduto 9 de Julho, no antigo bairro da Bela Vista, e adquirindo imensa experiência, atuando em centenas de casos no Tribunal do Júri e em praticamente todas as capitais do Brasil.

Ao longo desses 33 anos, atuou em casos de repercussão, além de ter sido convidado para advogar no Plenário do Júri, de forma gratuita, pelo Juiz Presidente da época, que o intitulou perante Promotores e Servidores como “o melhor advogado que atuava em seu plenário”.

A partir de 1994, Marlon Wander Machado teve que se dividir entre a rotina do escritório e as aulas de direito penal e processual penal na Universidade São Francisco, onde atuou por 7 anos e chegou à Diretoria da Faculdade de Direito. Desde então, não parou de lecionar, chegando a ministrar o curso de Direito Penal do Consumidor e o de Recursos no Processo Penal na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, que à época contava com a direção do sábio Mestre José Russo.

Jamais deixando de se aprimorar, Marlon Wander Machado especializou-se em Direito Penal e Processo Penal, em 1993, ano em que iniciou seu Mestrado, concluído em 1996, e concluiu seu Doutorado em 2020. Sempre na querida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Até hoje, no 3º andar do grande prédio do Viaduto, Marlon recebe seus clientes e amigos, onde trabalha com sua equipe e atua de forma exemplar no direito daqueles que o procuram.

Voltar para a página Inicial